Projetos 02/10/2019 - 18:14 - Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Estado poderá ganhar Museu Histórico e Cultural de Armas

Tom Lyra recebeu o Capitão Sérgio para discutir criação do Museu das Armas Tom Lyra recebeu o Capitão Sérgio para discutir criação do Museu das Armas - Adetuc / Governo do Tocantins

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recebeu visita do Capitão Sérgio Nunes, que representou o Major Wellder Messias Cavalcante, chefe da assessoria Policial Militar na Assembleia Legislativa e levou a mensagem do presidente da Casa de Leis, deputado estadual Antônio Andrade, de apoio ao projeto de construção do Museu Estadual Histórico e Cultural de Armas.

“É um projeto ambicioso, que envolverá todos os estados e diversos países na construção de um conjunto de edificações destinadas a diversas instituições que desejem compartilhar suas histórias”, pontuou o Capitão.

Idealizado pelo advogado e articulador político Grécio Silvestre, que defende sua importância histórica e educacional, o projeto prevê a construção de pavilhões de 900 metros quadrados para reunir vários países colaboradores e interessados em expor suas armas históricas e armas modernas para demonstração. Também inclui espaço para receber estudantes para discutir sociologia e política com especialiatas convidados.

“Este é um projeto inédito, já estivemos em diversos países para apresentar a proposta e não existe museu assim”, afirma Grécio, lembrando que o local abriria espaço para a discussões sobre a criação dessas armas dentro de um contexto histórico e para a discussão de ideias, além de se tornar um ponto de visitação turística.

O presidente Tom Lyra se propôs a levar o projeto ao governador Mauro Carlesse e lembrou da importância dos museus como espaços de discussão, não apenas de eventos marcantes do passado, como também de referência para o futuro da sociedade.