Projetos 13/03/2019 - 14:52 - Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Gestores da Adetuc e Ciopaer discutem parceria visando segurança dos turistas

Integrantes do Ciopaer trouxeram informações sobre a atuação do helicóptero no Jalapão e outras regiões do Estado Integrantes do Ciopaer trouxeram informações sobre a atuação do helicóptero no Jalapão e outras regiões do Estado - Emerson Silva/Governo do Tocantins
Reunião com representantes do Cipaer- Foto Emerson Silva (3)_500.jpg Reunião com representantes do Cipaer- Foto Emerson Silva (3).jpg - Emerson Silva/Governo do Tocantins

Oferecer seus serviços em situações de emergência, em especial na  região do Jalapão. Com este objetivo, o diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (Ciopaer-TO), Tenente Coronel Ricardo Ferrão, juntamente com o Capitão Dennys Dalla e o delegado Leonardo Garrido estiveram reunidos com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.

O Ciopaer é um órgão ligado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), tendo como missão o controle, a operação e a manutenção do helicóptero que dá apoio às atividades da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil, bem como às entidades governamentais e de defesa civil.

“Esta visita é muito importante para nós, da Adetuc, pois revela a preocupação com a segurança e prevenção de acidentes dos turistas e comunidade em geral”, comentou Tom Lyra, que conheceu detalhes do trabalho desta equipe que é formada por sete pilotos, seis operadores aerotáticos, quatro mecânicos e um assistente administrativo.

O Tenente Coronel Ferrão lembrou também da parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em serviços aeromédicos realizados inclusive no Jalapão. “Fizemos um atendimento durante as gravações do programa Largados e Pelados (Discovery Channel), no ano passado”, revelou. Também foi graças a rapidez do helicópetero que uma turista acidentada na Cachoeira da Velha, também em 2018, foi atendida no Hospital Geral de Palmas, evitando que seu quadro clínico se agravasse.

O diretor do Ciopaer afirmou também que a parceria com a Adetuc é muito importante, pois a Agência pode ajudar na divulgação dos serviços prestados pelo Centro Integrado. “Atendemos situações de emergência e serviços policiais de toda natureza, em todo o Estado”, enfatizou, lembrando que a Central de Atendimentos pode ser acionada pelo telefone 3218-4700.