Gestão 14/03/2019 - 14:21 - Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Prefeito de Peixe busca apoio do Estado para a temporada 2019

Praia da Tartaruga é uma mais frequentadas durante a temporada de praia do Estado Praia da Tartaruga é uma mais frequentadas durante a temporada de praia do Estado - Arquivo
Tom Lyra com o prefeito José Augusto e seu vice, João Carlos Tom Lyra com o prefeito José Augusto e seu vice, João Carlos - Ascom Adetuc / Governo do Tocantins

Fundada em 1895, a cidade de Peixe tem sua história diretamente ligada ao rio Tocantins, de um pequeno porto a um dos destaques da temporada de praia tocantinense. Em busca de apoio para a edição deste ano, o prefeito José Augusto Bezerra Lopes e seu vice, João Carlos Lima Neto (o Patiu), estiveram com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, e saíram otimistas da reunião.

“O Governo do Estado quer garantir apoio na parte estrutural, e a parceria com o Sebrae levará capacitações aos municípios, explicou o presidente da Adetuc, enfatizando que o governador Mauro Carlesse considera que o modelo da praia de Peixe pode se tornar referência para outras praias, principalmente por fomentar a geração de emprego e renda na região.

Segundo o prefeito, o município que fica a 310 km da Capital e possui cerca de 11 mil habitantes recebeu na última temporada de praia 160 mil veranistas, além de gerar 100 empregos diretos e cerca de 300 indiretos. “Também possuímos hotéis e uma rede de locação de imóveis”, completou.

Tom Lyra confirmou presença na abertura da temporada, marcada para 6 de julho, e convidou o gestor municipal para participar do Encontro de Turismo com os gestores municipais, no próximo dia 16 de abril, no auditório do Palácio Araguaia.

Peixe

Um dos destaques do ecoturismo tocantinense, Peixe tem como destaque a Praia da Tartaruga, que recebe turistas de todo o país durante a temporada, e o Arquipélago do Tropeço, um conjunto de 366 ilhas e ilhotas que formam um belo arquipélago fluvial no rio Tocantins, com grande potencial para a pesca esportiva.