Gestão 14/05/2019 - 14:08 - Wladimir Machado/Governo do Tocantins

Cumprindo o cronograma anual, Foestur realiza 75ª reunião ordinária

A reunião ordinária foi conduzida pela vice-presidente do Foestur, Ana Paula Setti A reunião ordinária foi conduzida pela vice-presidente do Foestur, Ana Paula Setti - Wladimir Machado/Governo do Tocantins

Os membros do Fórum Estadual do Turismo (Foestur), participaram da 75ª reunião ordinária, realizada nesta terça-feira, 14, na sede da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). No encontro, foi aprovada a Ata da 74ª reunião ordinária, além da apresentação dos informes ligados a agenda de eventos e ações para o fortalecimento do turismo.

A reunião foi conduzida pela vice-presidente da entidade, Ana Paula Setti, que também é presidente Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Ela representou o presidente do Fórum e da Adetuc, Tom Lyra, que cumpre agenda internacional.

Na ocasião, ela informou aos participantes sobre o projeto do Festival Gastronômico para Palmas, previsto para ocorrer em maio de 2020, na praia da graciosa, durante a celebração do aniversário de Palmas.

Para a vice-presidente, a reunião foi muito produtiva. “Esta foi a última reunião do semestre, sendo que esses encontros estão sendo eficientes porque estamos mais focados no que vem a ser a questão do Fórum”, afirmou Ana Paula Setti, ressaltando que um dos temas importantes levantados, diz respeito a demanda para inserção da desburocratização das empresas junto a câmara de fortalecimento institucional do colegiado, a fim de fortalecer o trade do turismo.

Durante a reunião ordinária da entidade, também foi apresentado o relatório da participação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) na 61ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) que contou ainda com a participação do presidente da Adetuc, Tom Lyra. O evento ocorreu entre 8 e 10 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia.

Na oportunidade, também foram realizados informes sobre o andamento do cronograma de ações do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) para as sete regiões turísticas do Estado, além dos informes a respeito do andamento dos trabalhos de mobilização junto aos municípios para atualização do Mapa do Turismo, previsto para encerrar em 14 junho. Na ocasião, foi informado ainda, aos membros do Foestur, a programação do Congresso Nacional de Ecoturismo, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), que será realizado entre os dias 03 a 07 junho, no campus de Porto Nacional.

O Fórum é um órgão colegiado, de caráter consultivo, com a finalidade de sugerir diretrizes para o desenvolvimento turístico. Tem por objetivo atuar contribuir e acompanhar a definição de políticas públicas e iniciativas que promovam o fortalecimento sustentável da cadeia produtiva do turismo no Tocantins.

Participantes

Participaram da reunião os representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), Associação dos Profissionais de Turismo do Tocantins (Aprotur), Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur), Associação Brasileira Bacharéis de Turismo (ABBTUR), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

E ainda: Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Caixa Econômica e Adetuc.