Artesanato 15/05/2019 - 18:26 - Wladimir Machado/Governo do Tocantins

Governo divulga edital para seleção de artesãos a 20ª Fenearte pernambucana

Edital prevê espaço para o artesanato indígena Edital prevê espaço para o artesanato indígena - Lucas Ferreira / Governo do Tocantins
Edital abre vaga para o artesanato em capim dourado Edital abre vaga para o artesanato em capim dourado - Lucas Ferreira / Governo do Tocantins

Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Cultura, e em consonância com a Coordenação Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia, publicou nesta quarta, 15, o Chamamento Público nº 02/2019, para seleção de artesãos interessados em participar da 20ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).

O evento será realizado entre os dias 3 e 14 de julho de 2018, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). O edital é publicado em consonância com a Coordenação Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SEMPE/PR).

De acordo com o edital,  serão  disponibilizadas nove vagas. Destas vagas, três são destinadas para artesãos individuais; das três vagas, uma será destinada para a matéria-prima capim dourado e as demais para tipologias variadas; seis vagas para entidades representativas, sendo duas serão destinadas para Associações de Etnias Indígenas. As outras quatro vagas serão destinadas a entidades representativas. No evento, os artesãos contemplados terão um espaço coletivo de 35 m², no qual poderão divulgar e comercializar seus produtos.

Serão selecionados artesãos que produzam peças a partir das seguintes tipologias: 1) Indígena -  2) Madeira - 3) Cerâmica-  4) Couro - 5) Capim Dourado - 6) Fibras - 7) Sementes, Cascas, Flores, Folhas do Cerrado - 8) Buriti e Babaçu - 9) Cristais.

Para participar da seleção, os artesãos individuais devem ter idade mínima de 18 anos completos na data da inscrição e estarem cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), com Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade. Já as entidades representativas (associações, cooperativas etc.) precisam ter sido legalmente constituídas e estarem cadastradas no SICAB.

Fenearte

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a 20ª edição da Fenearte, no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante os 12 dias, as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo podem ser encontradas no evento.


A Fenearte, juntamente com o Centro de Artesanato de Pernambuco, entre outras iniciativas do Governo do Estado, tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.

 

https://adetuc.to.gov.br/desenvolvimento-da-cultura/editais/chamamento-publico-20-feira-nacional-de-negocios-do-artesanato--fenearte/