Gestão 11/06/2019 - 12:42 - Wladimir Machado

Adetuc e Sefaz alinham início de trabalhos para definir planejamento estratégico

A ação é o pontapé para uma sequência de ações, que incluem oficinas de formação e a formatação do projeto que norteará o próximo Plano Plurianual (PPA) do Estado A ação é o pontapé para uma sequência de ações, que incluem oficinas de formação e a formatação do projeto que norteará o próximo Plano Plurianual (PPA) do Estado - Emerson Silva

Com  o objetivo de levantar informações gerais sobre a atuação da Agência de Desenvolvimento, Turismo e Economia Criativa (Adetuc), sua missão, objetivos e principais projetos, técnicos da Secretaria da Fazenda e Planejamento estivem reunidos com o presidente da pasta, Tom Lyra, a vice-presidente Mounira Alves Hawat e a gerente de Planejamento e Convênios, Renata Cristina Lage. Segundo Romildo Leite Dias, superintendente de Planejamento da Sefaz, esta ação é o pontapé para uma sequência de ações, que incluem oficinas de formação e a formatação do projeto que norteará o próximo Plano Plurianual (PPA) do Estado.

Durante o encontro, Tom Lyra explicou que a orientação do governador Mauro Carlesse foi para que a Adetuc realize o desenvolvimento de propostas que fomentem a geração de emprego e renda nos setores de turismo, cultura e economia criativa. “Hoje, o Estado registra cerca de 8 mil pessoas empregadas no turismo; o Governador quer dobrar este número até o final da sua gestão”, pontuou, lembrando que a gestão tem buscado conhecer os atrativos e ouvir gestores, comunidade, empresários e entidades.

O presidente da Adetuc ressaltou as ações em torno do desenvolvimento sustentável do Jalapão, que somente em 2018 movimentou mais de R$ 60 milhões, lembrando que parte deste dinheiro precisa ficar na região, para beneficiar seus moradores. Também pontuou a participação da pasta em eventos de turismo e as negociações com empresas aéreas, com vistas a aumentar a demanda internacional e classificar os turistas nacionais. Também pontuou a interface positiva com outras pastas do Governo e a integração com entidades privadas, como o Sistema S. “Para o Governador Carlesse, o eixo do desenvolvimento do Tocantins passa pelo o turismo”, pontuou.