Gestão 12/06/2019 - 10:07 - Seleucia Fontes

Governo divulga lista provisória para participação na 20ª Fenearte

Peças inscritas foram avaliadas por técnicos da Superintendência de Cultura Peças inscritas foram avaliadas por técnicos da Superintendência de Cultura - Emerson Silva

A  Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc) divulgou, por meio do Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 11, a lista provisória da avaliação dos artesãos individuais e entidades representativas, candidatos ao processo de seleção para a 20ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).

Foram 13 inscritos para as nove vagas, sendo três vagas para artesãos individuais, uma delas obrigatoriamente para a matéria-prima capim dourado, e seis vagas para entidades representativas, sendo duas para Associações de Etnias Indígenas.

Na categoria artesão individual, foram selecionadas as propostas de Antônio Marinho de Abreu, de Ananás, que trabalha com cascas e sementes; Raquel Pinheiro da Silva, de Ponte Alta, com capim dourado e fibra, e Márcio Bello dos Santos, de Porto Nacional, com peças em madeira, pele de animais, cascas de árvores e cerâmica. Na categoria entidade representativa, foram aprovadas as quatro propostas inscritas: do Centro Cultural Kájre, etinia Krahô,
com artesanato em semente, fibra, cabaça,casca vegetal, frutos e madeira; da Casa de Cultura Karajá, com peças em cerâmica, palha, miçanga, madeira e fruto; da Associação dos Artesãos do Capim Dourado Pontealtense, de Ponte Alta, com capim dourado, e Associação Dianopolina de Artesãos, de Dianópolis, com trabalhos em capim, fibra e sementes.

De acordo com os avaliadores, em decorrência do número de entidades inscritas ter sido inferior às vagas  disponibilizadas, foram selecionados mais dois artesãos individuais, por ordem de pontuação. São eles: Guilherme Antonio dos Santos, de Porto Nacional, com artesanato em bucha vegetal, fruto, madeira, semente, capim e ferro; e
Josias de Souza Menezes, de Gurupi, com peças em madeira.

Conforme o cronograma, o prazo para encaminhamento de recurso ocorre nesta quarta, 12, e quinta-feira, 13. A divulgação da lista definitiva será no dia 18 deste mês.

O resultado está publicado no Diário Oficial e no site da Adetuc, https://adetuc.to.gov.br/. A 20ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) será realizada entre os dias 3 e 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE).