Gestão 06/09/2019 - 08:43 - Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Agência de Turismo e Cultura organiza participação do Estado na Abav 2019

A região Lagos e Praias do Cantão será um dos destaques na Abav Expo A região Lagos e Praias do Cantão será um dos destaques na Abav Expo - Adetuc/Governo do Tocantins
Comunidade do Prata levará mini-rapaduras para a feira Comunidade do Prata levará mini-rapaduras para a feira - Emerson Silva/Governo do Tocantins

O Estado do Tocantins se prepara para uma grande participação na 47ª Abav Expo Internacional de Turismo. Realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), o evento ocorrerá nos próximos dias 25 a 27 de setembro, na Expo Center Norte, em São Paulo, juntamente com o 52º Encontro Comercial Braztoa.

De acordo com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, a mobilização envolve técnicos da pasta, municípios, Sebrae, Abav Tocantins e empresários do trade turístico. “Este evento tem grande importância, pois atrai   toda a cadeia turística nacional e expoentes internacionais. É a oportunidade de mostrarmos todo nosso potencial e fomentar o fechamento de bons negócios para nossos empresários e municípios”, explica o gestor, que participará da feira, bem como da Reunião Ordinária do Fórum dos Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur), que ocorrerá no mesmo período.

A Abav Expo traz estandes com exposição de agências de turismo e dos 26 estados e Distrito Federal, que usam o espaço para apresentar suas potencialidades turísticas, além de capacitações, palestras e rodadas de negócios. Segundo Tom Lyra, trata-se de uma programação que corrobora com a política de gestão do turismo implementada pelo governador Mauro Carlesse com vistas ao fomento do setor.

Em seu estande, o Tocantins irá evidenciar as regiões turísticas “Encantos do Jalapão”, “Serras e Lago”, “Serras Gerais” e “Lagos e Praias do Cantão”. Também estará em destaque o alto potencial do Estado para a pesca esportiva. Os visitantes ainda terão contato com a gastronomia e manifestações culturais destas regiões.

Técnicos da Adetuc também participarão da programação da Vila do Saber, área dedicada a workshops, painéis, debates e palestras gratuitas, com temas de interesse para os diversos segmentos que compõem a cadeia turística e comandados por especialistas do mercado.

Já os empresários tocantinenses que atuam no setor de agenciamento de viagens e operações turísticas poderão participar das rodadas de negócios e da Vila do Saber, além de divulgar suas empresas.

Representantes da Comunidade Quilombola do Prata, de São Félix, região do Jalapão, também estarão na Abav Expo, em espaço específico para demonstração de roteiros e vivências comunitárias. Visando o fortalecimento desta participação, a gerente de Qualificação Técnica, Maria da Penha de Faria, ministrará oficina na comunidade neste fim de semana, para criação de embalagem artesanal para mini-rapaduras e doces que serão distribuídos aos visitantes do estande tocantinense.