Gestão 09/10/2020 - 12:41 - Nayna Peres/Governo do Tocantins

Parque Estadual do Jalapão: agendamentos abertos para visitas aos atrativos administrados pelo Governo

Dunas do Jalapão Dunas do Jalapão - Emerson Silva / Governo do Tocantins
Cachoeira da Velha Cachoeira da Velha - Emerson Silva / Governo do Tocantins
Serra do Espirito Santo Serra do Espirito Santo - Thiago Sá / Governo do Tocantins

No último dia 30, o Governo do Estado retomou as atividades turísticas dos Parques Estaduais do Tocantins. A reabertura aconteceu no Jalapão, um dos cenários mais procurados pelos visitantes, o local estava fechado desde o mês de março, por conta da pandemia do novo Coronavírus.

O Governo do Estado desenvolveu uma série de atividades para a reabertura do Parque. Entre elas, está o selo TO Seguro, uma ação conjunta realizada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics). Os técnicos das duas pastas percorreram o Jalapão, visitando empreendimentos turísticos e comércios da região com o objetivo de esclarecer sobre os protocolos de segurança e medidas preventivas que devem ser adotadas por todos nessa volta as atividades.

Visita aos atrativos - Agendamentos

Para que o turista possa ter acesso às Dunas, a Cachoeira da Velha/Prainha e a Serra do Espírito Santo, será preciso fazer o agendamento, que obrigatoriamente deverá ser solicitado pelo guia de turismo, agência de viagens ou condutor devidamente cadastrado no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Esses atrativos são geridos pela Adetuc, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e terão a visitação limitada como uma medida de segurança.

Os profissionais (guias, condutores e agências) devem preencher a ficha de solicitação e enviar, com no mínimo 4 (quatro) dias de antecedência, para o e-mail: agendajalapao@adtur.to.gov.br. Em caso de dúvidas, a Adetuc tem um canal de atendimento por telefone, o número é (63) 3218-5802.

Para o presidente da Adetuc e secretário da Sics, Tom Lyra, a medida é necessária para que a retomada seja feita seguindo todos os critérios de segurança que foram estabelecidos pelo Governador Mauro Carlesse, no decreto publicado no último dia 30.

“O Parque Estadual do Jalapão é um dos nossos principais pontos turísticos, todo o plano de segurança e medidas preventivas passou por uma forte avaliação para garantir que esse retorno seja feito seguindo cada uma dessas diretrizes. O setor do turismo sofreu um grande impacto nesse período, mas nosso objetivo é fazer essa volta às atividades de forma responsável e garantindo que os turistas possam visitar e movimentar a economia local, cumprindo todas as normas sanitárias e assegurando a saúde de todos”, afirmou.