Gestão 11/11/2020 - 16:28 - Nayna Peres / Governo do Tocantins

Conselho de Política Cultural do Estado do Tocantins realiza terceira reunião extraordinária

Visando planejar as ações relacionadas à Lei Emergencial para os editais de cultura que farão a seleção dos artistas e projetos que irão receber os recursos advindos do Governo Federal foi realizada na manhã desta quarta, 11, a terceira reunião do Conselho de Política Cultural (CPC-TO), como medida de prevenção a mesma foi feita através de videoconferência.

A chamada extraordinária se deu por conta da necessidade de que as ações sejam realizadas atendendo aos prazos determinados pelo Governo Federal para a disponibilização dos recursos. Na ocasião o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e também presidente do Conselho, Tom Lyra, reiterou sua atuação junto ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e ao Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio para que os prazos sejam prorrogados e assim possam garantir que todos que necessitem desses recursos tenham tempo hábil para realizar a inscrição e entrega da documentação necessária.

“Participei recentemente do evento realizado para a retomada do turismo no Brasil, onde também estiveram presentes o Presidente, Jair Bolsonaro e o ministro Marcelo Álvaro Antônio, na oportunidade conversei com ambos sobre a possibilidade de prorrogar os prazos desses editais, já que os recursos estão liberados pelo Governo Federal, e assim poderíamos garantir uma maior acessibilidade a todos que necessitam desse suporte no momento de recuperação da crise pela qual estamos passando, em especial a cultura”, apontou.

Os recursos destinados ao Tocantins para essa segunda chamada são de R$ 10 milhões de reais e visam atender a diversas categorias artísticas, sendo elas: Povos Indígenas, Comunidades Afro-brasileiras e Quilombolas, Audiovisual, Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Música, Mestres e Mestras da Arte e da Cultura Tocantinense, Teatro, Artesanato e Patrimônio Cultural Material e Imaterial.

A vice-presidente do CPC-TO e representante da Câmara de Dança, Meire Maria Monteiro, ressaltou a importância da atuação e dos esforços da Adetuc, e de sua equipe para que as demandas da cultura sejam atendidas em todos os seus segmentos. “Todos os membros do conselho e a Adetuc tem trabalhado em prol da retomada da cultura em nosso Estado, a maior prova é a preocupação que tem sido demonstrada por todos em levar a conhecimento de todos os setores que compõe o setor artístico sobre a abertura desses editais, seus prazos e a disponibilidade da equipe da Agência em sanar dúvidas”, afirmou.

A superintendente de Cultura, Lorena Ribeiro, conduziu a reunião, e avaliou como positiva a distribuição de recursos do edital, que destinará valores de R$ 10.000,00 a R$ 120.000,00 para projetos nas mais diversas áreas culturais e que serão lançados em editais individualizados.

O edital foi encaminhado ao Conselho para análise, manifestação e aprovação. E depois das alterações será enviado ao setor jurídico para validação.