Projetos 10/02/2020 - 17:00 - Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Governo do Estado leva representantes de entidades para experiência piloto de turismo industrial

Rafael Barros (d) mostrou produtos usados na fabricação de bebidas. Rafael Barros (d) mostrou produtos usados na fabricação de bebidas. - Flávio Cavalera / Governo do Tocantins
Primeiro roteiro teste incluiu visita a todas as áreas de produção da Jalapa Primeiro roteiro teste incluiu visita a todas as áreas de produção da Jalapa - Flávio Cavallera/Governo do Tocantins

O Turismo Industrial já é uma realidade em várias regiões do País, mas pouco explorado no Tocantins. Com o objetivo de avaliar a possibilidade de inclusão das visitações em roteiros de viagens já existentes, divulgar as indústrias instaladas no Estado, promover conhecimento sobre processos e tecnologias, ampliar o tempo de permanência do visitante, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Superintendência de Turismo, realizou o primeiro roteiro teste nesse segmento.

Escolhida para esta primeira experiência, a Cervejaria Jalapa, localizada no Distrito Industrial de Taquaralto, ofereceu na sexta, 7, visita guiada por suas instalações, quando foram apresentadas todas as etapas de produção de cerveja e chopp.

"Já oferecemos visitas guiadas aos estudantes das universidades de Palmas, que buscam conhecer o funcionamento de uma indústria, queremos ampliar esse trabalho", revelou Luiz Alvino Duarte, um dos sócios.

Rafael Barros, outro sócio, ao lado de Alessandro Bakk, revelou que hoje a cervejaria produz 90 mil litros/mês, tendo capacidade de produção de até 110 mil litros/mês. Uma ampliação será iniciada em breve, para dobrar a área física da fábrica e elevar a produção para 210 mil litros/mês, podendo chegar a 350 mil litros/mês.

Hoje, seu principal produto é o chopp Pilsen Puro Malte, mas também são produzidas as versões American Pale Ale (APA) e com sabores de cajá e vinho. Outras três fórmulas serão lançadas em breve, uma delas à base de trigo. Além disso, a marca já está presente em 400 estabelecimentos espalhados por seis estados.

Avaliações

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e responsável pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, ficou surpreso com a estrutura da empresa e a geração de resultados por ela obtidos. Lembrou ainda que o governador Mauro Carlesse está empenhado em reduzir a distância entre o poder público estadual e a iniciativa privada. “Estamos comprometidos com a proposta de inclusão desta e outras indústrias nos roteiros turísticos”, completou.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira, elogiou o trabalho desenvolvido na Jalapa. “A empresa traduz o que o Tocantins produz com qualidade, precisamos perseguir este ideal para atingir o Brasil”, comentou, enquanto o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur), Cristiano Rodrigues, concordou que este é um produto turístico que pode ser trabalhado. “O Cetur está à disposição para colaborar.”

O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens no Tocantins (Abav-TO), Marcelo Perim, confirmou o provável interesse das agências que fazem a rota Palmas-Jalapão em acrescentar uma visita à Jalapa em seus roteiros. A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel-TO), Ana Paula Setti, lembrou que a Jalapa já é uma parceira da entidade e elogiou a proposta de desenvolvimento do turismo industrial no Estado.

Também participaram da visitação o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Tocantins (Abrajet-TO), Luiz Pires, e Amanda Barbosa, gerente de Desenvolvimento Industrial e Roberto Fernandes, conselheiro da presidência da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), além de técnicos da Adetuc.