Projetos 03/02/2020 - 18:22 - Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Governo do Estado estimula empreendedores a melhorarem suas estruturas de receptivo no Jalapão

Tom Lyra com Luiz Hélio e Odiva: empreendedorismo Tom Lyra com Luiz Hélio e Odiva: empreendedorismo - Flávio Cavallera/Governo do Tocantins
A Cachoeira das Araras fica em São Félix do Tocantins A Cachoeira das Araras fica em São Félix do Tocantins - Flávio Cavallera/Governo do Tocantins

Proprietários de um dos atrativos turísticos mais visitados do município de São Félix, no Jalapão, a Cachoeira das Araras, o casal Luiz Hélio Fenner e Odiva esteve na sede da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), nesta segunda, 3, para uma reunião com o gestor das pastas, Tom Lyra. Durante o encontro, os empreendedores relataram projeto de expansão visando atender o constante aumento de visitantes.

Naturais da região Sul do país, Luiz Hélio e Odiva viveram no Mato Grosso antes de adquirirem a Fazenda Estrela, em São Félix. Receber turistas foi consequência de um fator essencial: o Rio Sono passa pela propriedade, que se tornou ponto de chegada de praticantes de rafting. Com o tempo, o casal passou a oferecer almoço caseiro para os turistas, que ainda tiram um tempinho para visitar a Cachoeira das Araras, cuja beleza foi um dos fatores determinantes na hora da aquisição da propriedade.

Segundo Luiz Hélio, a ideia imediata é reformar a cozinha e ampliar a área anexa do restaurante, bem como melhorar os banheiros. Ondina pontuou que também está no projeto a futura construção de chalés. “É uma demanda dos nossos visitantes”, lembrou.

Tom Lyra enfatizou a importância de investimentos na melhoria das estruturas dos atrativos particulares do Jalapão, que é a principal vitrine do turismo tocantinense. “O governador Mauro Carlesse está cumprindo o papel que compete ao Governo do Estado, tendo solicitado apoio e aporte financeiro para obras de pavimentação das rodovias TO-030, TO-110 e TO-255, e assinado contrato com a Caixa para a construção de aeroporto em São Félix”, lembrou, ao orientar o casal a procurar a Agência de Fomento do Tocantins, que possui linha de microcrédito que para impulsionar as atividades empresariais, inclusive as turísticas.

O financiamento, no valor limite de R$ 30 mil, possui taxas fixas de juros que variam de 1,8% a 5% ao mês. O valor pode ser dividido em até 36 meses, com carência de três meses.