Projetos 16/03/2020 - 08:15 - Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Comunidades quilombolas do Jalapão recebem oficina de gastronomia

Oficina levará melhorias ao trabalho realizado pelas comunidades do Jalapão, como o Prata Oficina levará melhorias ao trabalho realizado pelas comunidades do Jalapão, como o Prata - Emerson Silva

As comunidades quilombolas do Prata, Mumbuca, Rio Novo e Barra do Aroeira, localizadas na região turística Encantos do Jalapão, serão beneficiadas com Oficina de Gastronomia de Base Comunitária entre os dias 17 e 26 de março. A ação está inserida no Projeto de Turismo de Base Comunitária, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), para a região do Jalapão, com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

A oficina será ministrada por técnicos da consultoria especializada contratada para desenvolver o projeto, com acompanhamento da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Gerente de Qualificação Técnica da Pasta, Tânia Márcia Borges.

As comunidades serão capacitadas ao bem receber, por meio de técnicas de preparação, armazenamento e apresentação dos pratos utilizando os insumos locais, elaboração de novas receitas, inovação na forma de apresentação dos pratos, uso de fichas técnicas com o objetivo de estabelecer preços justos ao serviço ofertado.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SICs) e presidente da Adetuc, Tom Lyra, ações como essa levarão às comunidades quilombolas a qualificação necessária para se tornarem competitivas no mercado, tornando o Turismo de Base Comunitária uma opção turística a mais na região do Jalapão. “A orientação do governador Mauro Carlesse é priorizar as ações voltadas para a geração de emprego e renda da população tocantinense, e a qualificação profissional é a primeira etapa para o desenvolvimento”, comenta.