Gestão 18/05/2020 - 09:50 - Adetuc / Governo do Tocantins

Tocantins discute diversidade e inclusão na Semana Nacional de Museus

O Palacinho foi a primeira edificação construída na Capital O Palacinho foi a primeira edificação construída na Capital - Flávio Cavallera/Governo do Tocantins
O Memorial Coluna Prestes é uma obra arquitetônica assinada por Oscar Niemeyer O Memorial Coluna Prestes é uma obra arquitetônica assinada por Oscar Niemeyer - Emerson Silva/Governo do Tocantins

A Semana Nacional de Museus está em sua 18ª edição, com a temática “Museus Para a Igualdade: diversidade e inclusão”. É uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo, seguindo a sugestão do tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM – International Council of Museums), que incentiva todos os museus, memoriais e centros culturais a participarem desse evento anual em comemoração ao dia Internacional de Museus, 18 de maio.

Os museus estaduais do Tocantins (o Palacinho e Memorial Coluna Prestes) tiveram sua programação inscrita na Semana Nacional de Museus. No entanto, com a pandemia do covid-19 o Ibram recomendou o cancelamento dos eventos presenciais. Assim a  Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) se organizou para realizar a roda de conversa que aconteceria no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes em uma videoconferência que reunirá profissionais de diversas áreas da cultura para discutir suas ações de acessibilidade e inclusão nos espaços dos museus, centros culturais e bibliotecas.

A videoconferência será realizada nesta terça, 19, às 14 horas, pode meio das páginas do Instagram (@descubraotocantins e @museupalacinhoto), com abertura do presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra. Gestores municipais e profissionais de diversas áreas da cultura discutirão suas ações de acessibilidade e inclusão nos espaços dos museus, centros culturais e bibliotecas.

Estão previstas intervenções de Cejane Pacini Leal Muniz, superintendente substituta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Geovana Lima, promotora cultural em Literatura Sesc Tocantins, Alessandra Batista Santarém Evangelista, coordenadora da Biblioteca do campus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Valdirene Gomes dos Santos de Jesus, coordenadora interina do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da UFT, campus de Arraias, e coordenadora do Projeto Gestão e Usos do Museu Histórico e Cultural de Arraias: Memórias e Identidades.

Direcionada a estudantes, pesquisadores e gestores culturais, a videoconferência é apontada pelo presidente da Adetuc como oportunidade de ampliar as discussões em torno do patrimônio histórico e cultural tocantinense. “Como tem ocorrido em todos os encontros virtuais que estamos promovendo, acredito que teremos muitas sugestões dos participantes, que serão apresentadas ao governador Mauro Carlesse”, pontua Tom Lyra.

Museus

Na área dos museus o Governo do Estado presta assessoria técnica em museologia para todas as instituições que abrigam coleções e exposições abertas ao público. Em nossa rede de museus constam atualmente 26 instituições cadastradas.

Em 2019, o Museu Histórico de Palmas passou por reforma física e alterações em seu plano museal, por meio de iniciativa do grupo Amigos do Palacinho, em parceria com o Governo do Estado. Foi o primeiro edifício construído na capital e a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins. Feito em madeira de jatobá, encontra-se na região Norte da cidade, próximo à TO-050.

Já o Memorial Coluna Prestes, obra do arquiteto Oscar Niemeyer que presta homenagem à Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930 fica localizado na Praça dos Girassois.Al