Projetos 19/08/2020 - 17:46 - Adetuc/Governo do Tocantins

Tom Lyra faz balanço de ações da Sics e da Adetuc durante reunião do governador Mauro Carlesse com gestores

Tom Lyra: “o governador Mauro Carlesse tem sido muito consciente em suas decisões” Tom Lyra: “o governador Mauro Carlesse tem sido muito consciente em suas decisões” - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

As ações de controle dos impactos sociais e econômicos provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) estiveram em destaque durante as webconferências promovidas pelo governador Mauro Carlesse com o primeiro escalão do Poder Executivo estadual, nesta semana. O primeiro encontro virtual ocorreu com os secretários e o segundo com os presidentes de autarquias. Ambas contaram com a participação de Tom Lyra, enquanto secretário de Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa.

Ao apresentar as atividades desenvolvidas nas duas pastas, Tom Lyra ressaltou o comprometimento do governador Mauro Carlesse com a população tocantinense, que tem sido assistida em suas necessidades. Também pontuou o trabalho desenvolvido em parceria com outras pastas, como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Agência de Fomento, a Casa Civil, a Agência de Tecnologia da Informação.

Com relação à Adetuc, o gestor ressaltou as ações de retomada do turismo, em especial do Jalapão, com a elaboração de protocolos de segurança e outras atividades que aguardam a queda no número de contaminações para serem desenvolvidas. Lembrou ainda os trabalhos de estímulo ao setor da pesca esportiva e as negociações com as companhias aéreas para a regularização dos voos.

Em relação a Sics, o gestor enfatizou que os trabalhos de incentivo a industrialização e ao comércio do Estado não pararam, sendo que diversos empreendimentos tiveram seus projetos aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) e receberão incentivos fiscais a partir da assinatura de termos de Acordo de Regime Especial (Tare).

A pasta também realizou trabalho de apoio dos empresários mais afetados pelo controle da Covid-19, que levaram a redução geral de consumo. Entre elas uma ação conjunta de disseminação de informações acerca das linhas de crédito disponibilizadas pela Agência de Fomento. Como resultado destas e outras ações implementadas pelo Governo do Estado, o Tocantins figura entre os estados que mais preservaram empregos no primeiro semestre.

“O governador Mauro Carlesse tem sido muito consciente em suas decisões, e graças a isso esperamos passar logo por essa turbulência, para que o Estado possa retomar o crescimento planejado no início deste ano”, pontuou Tom Lyra.