Gestão 27/08/2020 - 14:27 - Adetuc/Governo do Tocantins

Adetuc comemora emenda do senador Eduardo Gomes para projetos culturais

Rica cultura do Estado terá novas ações de fomento Rica cultura do Estado terá novas ações de fomento - Montagem/Adetuc / Governo do Tocantins
Tom Lyra elogiou o comprometimento de Eduardo Gomes com a cultura Tom Lyra elogiou o comprometimento de Eduardo Gomes com a cultura - Montagem/Governo do Tocantins/Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), foi beneficiado com liberação de emenda parlamentar no valor de R$ 700 mil. O autor da emenda, senador Eduardo Gomes, destinou o recurso para o desenvolvimento de ações de apoio à política cultural do Estado.

“Estamos muito gratos ao senador Eduardo Gomes, que tem em sua história de vida uma forte ligação com a cultura tocantinense e sempre demonstrou comprometimento com o setor e com os profissionais da economia criativa que nele atuam”, pontuou o presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, reiterando que a aplicação deste montante obedecerá as orientações do governador Mauro Carlesse, que sempre atuou em favor do desenvolvimento social e da geração de emprego e renda.

O presidente da Adetuc lembrou ainda que o senador Eduardo é filho do saudoso José Gomes Sobrinho, que faleceu em 2004, deixando um importante legado ao Estado do Tocantins, com valorosas contribuições ao setor cultural. “Não poderíamos esperar menos de um político e cidadão com esta herança familiar”, completou.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Lorena Ribeiro, a equipe já está desenvolvendo projetos para executar o valor.

A emenda parlamentar é fruto de convênio com o Ministério do Turismo, para ações previstas pelo Plano Nacional de Cultura (PNC). No mês de maio, a Secretaria Especial da Cultura (Secult) foi incorporada à estrutura do MTur.