Projetos 11/09/2020 - 15:34 - Seleucia Fontes / Governo do Tocantins

Governo do Tocantins avança na implantação da pesca esportiva na Região Turística Lagos e Praias do Cantão

Reunião com representantes da Colônia de Pescadores de Araguacema Reunião com representantes da Colônia de Pescadores de Araguacema - Adetuc/Governo do Tocantins

A implantação de projeto experimental de pesca esportiva na Região Turística Lagos e Praias do Cantão é uma das prioridades do Governo do Estado. A flexibilização da Portaria nº 300/2015, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que suspendeu o uso dos recursos hídricos do rio Caiapó, e a realização de curso para condutores de pesca voltado aos pescadores profissionais de Araguacema foram discutidos durante reunião no município.

O encontro com pescadores da região, realizado no último fim de semana ocorreu na base de fiscalização do rio Caiapó e contou com a participação do presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Rodrigues, da supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal Cantão, Aline Vilarinho Rocha Aires Melo, do técnico da Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviço, Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter), Luciano Gonçalves, e da presidente da Colônia de Pescadores Profissionais de Araguacema, Vilma Souza Santos.

“O Governo do Estado quer manter o plano de manejo implantado pela Coopter e contar com parceria da iniciativa privada, que montará estrutura necessária ao receptivo de pesque e solte, assim como ceder as embarcações; ao Naturatins caberá a fiscalização e à Adetuc a formação dos condutores e divulgação”, explica Tom Lyra, enfatizando que a orientação do governador Mauro Carlesse é pelo fomento da economia local, oferecendo alternativas de renda que não degradem o meio ambiente.

O projeto será apresentado a população local, após a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com a participação do Ministério Público Federal (MPF).

“Esta parceria entre Naturatins e Adetuc vem fortalecer o projeto de manejo dos lagos e proteção daquela área e incentivar a pesca esportiva na região. É um trabalho importante, porque vai preservar aquele ambiente”, pontua Warley Rodrigues. Segundo ele, os dados da Coopter demonstram um visível aumento na quantidade e variedade de peixes da região. “Além das atividades de proteção que já desenvolvemos, vamos buscar um retorno financeiro para esses pescadores que tanto se empenharam em proteger aquela área”, completa, lembrando que o projeto também envolve apoio da Embrapa.

Aline Vilarinho ressalta que a proposta de implantação da pesca esportiva é um anseio da comunidade local. Em visita à Adetuc no ano passado, Vilma Souza, enfatizou a preocupação com a pesca irregular, já que o rio Caiapó serve de berçário para seus afluentes.

A Colônia de Pescadores de Araguacema, município distante de Palmas cerca de 298 km, tem desempenhado importante papel na proteção do rio Caiapó e sua bacia formada por 140 lagos. A produção de peixes vinha sofrendo uma brusca redução, que levou os pescadores a buscarem alternativas de sobrevivência por meio de parceria junto à Coopter, por meio de convênio que se encerrará em 2020, após 4 anos de trabalho.