Gestão 11/01/2021 - 15:57 - Nayna Peres / Governo do Tocantins

Governo assina acordo de cooperação técnica com a Associação Amigos do Palacinho

Assinatura do acordo de cooperação entre a Adetuc e a Associação Amigos do Palacinho Assinatura do acordo de cooperação entre a Adetuc e a Associação Amigos do Palacinho - Flávio Cavalera / Governo do Tocantins

Na manhã desta segunda-feira, 11, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Amigos do Palacinho, representada pelo Diretor Administrativo, Francisco Gonçalves, a cerimônia aconteceu na sede da pasta.

O referido documento tem como objetivo a colaboração mútua entre a entidade e o Governo do Estado para a difusão da história e cultura local, manutenção, restauração e modernização do Museu Histórico do Tocantins, também conhecido como Palacinho. A assinatura contou com a presença dos técnicos da Adetuc, da Associação e representantes do setor artístico e cultural do Tocantins.

Durante a cerimônia, Tom Lyra reafirmou a importância dessas iniciativas para a preservação da memória histórica e da cultura tocantinense, além de reafirmar a sensibilidade do Governador Mauro Carlesse para o tema.

“Preservar e difundir a cultura e as raízes populares do nosso Estado é um compromisso que foi firmado por toda a equipe da Adetuc e pelo Governo de Mauro Carlesse, temos uma história de lutas e conquistas e devemos ter orgulho do que conquistamos e do futuro brilhante que tem sido plantado para as próximas gerações. Ninguém consegue conhecer a si mesmo e imaginar um futuro, sem antes conhecer a história que o trouxe até ali. Temos certeza que essa atuação conjunta será significativa e valiosa para a preservação desse espaço que guarda momentos tão ricos da trajetória do povo do Tocantins”, afirmou.

Para o diretor da Associação, Francisco Gonçalves, essa assinatura foi um passo importante para mostrar o compromisso da gestão em fortalecer e levar a todos a história e cultura do Estado. “O Palacinho possui um acervo riquíssimo e com ele todos que desejam conhecer e entender o Tocantins e o que transformou a população em homens e mulheres fortes e guerreiros podem contemplar de perto e fazer parte desse roteiro, esse acordo irá contribuir para que novas possibilidades se abram e assim fomentar ainda mais a cultura e a história do Estado”, apontou.