Projetos 03/02/2021 - 11:18 - Adetuc/Governo do Tocantins

Jairo Mariano assume pasta do Turismo, Cultura e Economia Criativa

Posse: Wanderlei Barbosa, Jairo Mariano e o governador Mauro Carlesse Posse: Wanderlei Barbosa, Jairo Mariano e o governador Mauro Carlesse - Adetuc/Governo do Tocantins
O presidente foi recepcionado pela equipe da Adetuc com um café da manhã O presidente foi recepcionado pela equipe da Adetuc com um café da manhã - Carol Setúbal/Governo do Tocantins

O governador Mauro Carlesse realizou quatro mudanças pontuais na equipe de trabalho do Governo do Estado. Entre elas, deu posse a Jairo Mariano como novo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). A cerimônia ocorreu na tarde de terça, 2, com a presença do Wanderlei Barbosa e demais secretários.

O Governador declarou que sua gestão tem trabalhado para que os seus auxiliares tenham liberdade e, sobretudo, confiança no Governo que representam. “Os gestores têm liberdade, mas também direcionamento, porque temos compromisso com o povo tocantinense”, enfatizou.

Jairo Mariano agradeceu pela oportunidade de compor a equipe e destacou que é uma grande responsabilidade e satisfação gerir as políticas públicas voltadas para as áreas da cultura e do turismo. “O nosso trabalho será de muito empenho e resultados para valorizar ainda mais a vossa gestão e o nosso Estado”, garantiu.

Em seu primeiro dia de trabalho na sede da Adetuc, nesta quarta, o gestor foi recepcionado pelos servidores da Pasta com um café da manhã. Jairo Mariano agradeceu a recepção, revelou estar honrado com a oportunidade dada pelo governador Mauro Carlesse e reiterou que a dedicação dos colaboradores terá o devido reconhecimento.

Perfil

O novo presidente da Adetuc, Jairo Soares Mariano é natural de Pedro Afonso, formado em Ciências Contábeis, com especialização na área da Administração.

Possui larga experiência de gestão, tanto na esfera pública quanto privada. Foi prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos consecutivos; também ocupou a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) por duas vezes e foi vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sendo o primeiro gestor público tocantinense a ocupar o cargo.

Foi presidente do Consórcio Delta do Tocantins e do Território Nordeste do Tocantins, além de ter ocupado a chefia de gabinete da Presidência e a gerência de Defesa do Setor Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Atuou em diversos conselhos, como o Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conselho de Distribuição do ICMS do Tocantins, o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia e o Conselho de Energia Elétrica do Tocantins, ambos no Sebrae, e ainda como conselheiro na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Atualmente integra o Comitê Gestor das Obrigações assessórias do ISSQN.